
Consumir um litro de leite de soja diariamente pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares causadas pelo colesterol. Além de baixar os níveis do LDL, mais conhecido como "mau colesterol", o alimento também aumenta significantemente os níveis do HDL, a parte saudável dessa gordura, responsável pela "limpeza" das artérias.
A conclusão faz parte de um estudo realizado pelo Setor de Lípides, Arterosclerose e Biologia Vascular da Unifesp, em parceria com o Instituto Dante Pazzanese, que será apresentado no congresso do Colégio Americano de Cardiologia, em Chicago (EUA), no final de março.
O trabalho desenvolvido pela nutricionista Liliana Paula Bricarello mostrou que a ingestão diária de leite de soja light industrializado reduziu de 3,5% a 6,4% o LDL e aumentou, em 10%, o HDL em indivíduos com níveis da gordura acima do desejável, quando comparado ao consumo de leite de vaca desnatado (veja gráfico abaixo). "Estudos recentes demonstram que, mesmo para índices de colesterol considerados normais, o risco coronariano aumenta para quem tem baixos níveis de HDL", afirma a pesquisadora.
Liliana explica que outro dado importante encontrado no estudo foi o efeito antioxidante da soja. Segundo ela, houve uma redução do processo oxidativo das gorduras nas paredes das artérias, responsável pela formação de placas de gordura que obstruem a passagem do sangue.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças do coração e os acidentes vasculares cerebrais ocasionam a morte de mais de 12 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo. Cinqüenta por cento delas, segundo a OMS, poderiam ser evitadas com medidas de prevenção para reduzir o risco de hipertensão, colesterol alto, obesidade e tabagismo.
O cardiologista Francisco Helfenstein Fonseca, co-orientador da pesquisa, explica que, dos 30% da população brasileira que apresentam níveis de colesterol acima do desejado, apenas 7% possuem o mau colesterol acentuado e dependeriam da administração de medicamentos para diminuir o seu índice no organismo. "Os outros 23% poderiam, teoricamente, ser tratados com mudanças no estilo de vida e com uma alimentação mais saudável, incorporando alimentos funcionais como a soja."
Dietas
A pesquisa, desenvolvida em três fases, acompanhou 60 indivíduos com níveis elevados da gordura causados por fator genético ou pela má alimentação, em tratamento de prevenção de doenças coronarianas. Na primeira fase, todos os pacientes receberam uma dieta pobre em gorduras saturadas e colesterol por um período de seis semanas. Na segunda etapa, eles foram divididos em dois grupos: o primeiro consumiu, por mais seis semanas, um litro de leite de soja light industrializado - o que eqüivale a 25 gramas da proteína do grão. O segundo ingeriu, na mesma quantidade e pelo mesmo período, leite de vaca desnatado.
Para cruzar os resultados, uma terceira fase do trabalho foi realizada, na qual o consumo dos leites foi invertido em cada grupo. Ao término de cada etapa, a pesquisadora coletou amostras de sangue dos pacientes para medir as alterações lipídicas. O mau colesterol (LDL), cujo valor médio detectado no início do estudo foi 163 mg/dl, baixou para 157 mg/dl tanto na dieta com alimentos pobres em gorduras quanto com a ingestão de leite de vaca. Com o consumo do leite de soja, esse número baixou ainda mais: foi para 147 mg/dl.
A mudança mais significativa foi verificada no aumento do HDL, o bom colesterol. Das 56 mg/dl encontradas no começo, o índice passou para 58 mg/dl com a alimentação pobre em gordura e para 62 mg/dl com o leite de soja. O consumo do leite de vaca não alterou o número inicial. Nelson Kasinski, cardiologista e orientador do trabalho, explica que o índice desejável de colesterol total (a soma dos dois tipos) para pessoas que nunca tiveram problemas coronarianos deve ser igual ou inferior a 210 mg/dl.
O leite de soja pode ser produzido em casa. De acordo com Liliana Bricarello, os benefícios encontrados no estudo com o leite industrializado light podem, provavelmente, ser transportados para a receita caseira.